domingo, 11 de março de 2012

Brincadeiras de Pascoa

 

brincadeiras-para-alegrar-a-pascoa-das-criancas-55-393

Páscoa é tempo de reunir a família. A festa, de origem cristã, já ultrapassou as fronteiras religiosos e é festejada em muitas casas pela tradição e pelo sentido de fraternidade e amor que simboliza, e que tem caráter universal.
Portanto, o encontro familiar é o ponto alto para cristãos praticantes ou não, e até para os não cristãos. Só comparável ao Natal que, da mesma forma, em muitas casas, não tem o caráter religioso consagrado pela ida à Missa do Galo ou do dia de Natal.
Como a data é antecedida pela sexta-feira da Paixão, que no nosso país é feriado, a Páscoa é parte de um fim-de-semana prolongado, facilitando a comemoração em família e a reunião da criançada.
Juntar, pelo menos, três gerações, já é motivo de muita alegria e razão de sobra para brincadeiras. E o tradicional coelho da Páscoa que “põe” ovos de chocolate faz parte da atração do dia.

No Brasil, a brincadeira mais popular e característica é a caça aos ovos deixados pelo "coelhinho". Os pais geralmente escondem os ovos, antes de dormir, para as crianças poderem procurá-los ao acordarem no domingo.

Para prolongar o divertimento, o melhor são vários ovos pequenos de chocolate, ao invés de poucos ovos maiores. A quantidade torna a caçada mais interessante.
Aumentando o divertimento
Distribuir cestinhas decoradas com motivos de Páscoa (e que podem ser montadas com as crianças!) para elas guardarem os ovos que forem encontrando, dá mais sabor à brincadeira.
Para estimular a fantasia delas, uma boa dica é preparar com a criançada, na véspera do domingo, “armadilhas” para o coelho, espalhando cenouras ao lado de pequenos potes de farinha de trigo em alguns lugares da casa.
Mas, não esqueça de, antes de dormir, morder as cenouras (ou simular uma mordida) para caracterizar a visita de um coelho faminto durante a noite e mostrar que ele caiu na armadilha preparada!

Esconda os ovinhos de chocolate em lugares acessíveis, mas não os deixe muito à mostra, para a brincadeira poder ficar mais interessante. Com os dedos da mão sujos de farinha de trigo, imite as pegadas do coelho no chão. Faça uma trilha dessas "pegadas", guiando as crianças pequenas até os esconderijos dos ovos. Se forem maiores, use a pista para confundi-las. Além das pegadas, espalhe pedaços de cenoura pela casa, para servirem de indícios da passagem do coelho.

Se as crianças tiverem idades variadas, pode-se colocar o nome delas nos ovos para evitar que os menores fiquem prejudicados na brincadeira. Ou, então, bem antes, preparar as crianças para a divisão igualitária, ou seja, “achar” não é possuir, mas juntar para dividir.
Aliás este é o espírito da Páscoa. A preocupação com o outro e a solidariedade que são sinais claros de amor. As brincadeiras e a reunião familiar devem ser mais uma expressão destes sentimentos.

0 comentários:

Postar um comentário